Do conjunto de ações que revelam a presença do Programa na área da educação e sua possibilidade de intervenção na realidade local, regional, nacional e internacional, ao longo do quadriênio, destacam-se: 

1) as parcerias colaborativas junto a instituições vinculadas aos sistemas de ensino, como secretarias e conselhos (estadual e municipais) de educação e entidades e movimentos de classe, particularmente de trabalhadores na educação ou em outras áreas afins, representativos de setores da sociedade que buscam participar dos processos decisórios quanto à formulação de políticas educacionais, entendendo-se como sujeitos sociais produtores de conhecimentoNeste conjunto de atividades, os temas abordados incluem: A) gestão e coordenação pedagógica em ambientes escolares e não-escolares; B) construção de projetos político-pedagógicos; C) trajetórias históricas das políticas de educação, da formação de professores, das instituições escolares e de sua arquitetura; D) organização do trabalho pedagógico e instâncias de coordenação e gestão da escola pública; E) ações educativas destinadas a públicos específicos, iniciativas de gestão do meio ambiente e educação ambiental; F) intervenções que abordam diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos currículos da educação básica; G) relações entre o currículo e os temas da inclusão, gênero; H) étnico-raciais e direitos humanos; I) estratégias pedagógicas inclusivas, desafios e oportunidades no atendimento educacional especializado, trajetórias de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento; J)  inclusão e ação pedagógica de ribeirinhos da Amazônia; K) racismo institucional e saúde mental; L) desafios do novo ensino médio no Pará. 

 2) Colaboração regular ou eventual, como dirigentes, coordenadores, consultores, assessores, ou outra função, em entidades públicas e privadas como o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), vinculada ao MEC; a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ligada ao Ministério da Gestão e Inovação; a Associação Nacional de Administração e Política da Educação (ANPAE), a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), o Fórum Estadual de Educação do Pará (FEEPA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Seção Pará - UNCME-PA; o Conselho Municipal de Educação de Belém e o Fórum Municipal de Educação de Belém (FEMB). 

 

■ Organização de eventos: por considerarmos a realização de eventos uma importante oportunidade de intercâmbio de ideias e de divulgação dos saberes produzidos pelos PGS nacionais e internacionais, é que fomos componentes de diversas comissões de organização de eventos, com destaque para as seguintes participações:

  • I Colóquio da Linha de Pesquisa Currículo da Educação Básica (2023);
  • XIII Seminário Nacional e XV Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais;
  • XII Seminário Nacional e XIV Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais;
  • XI Seminário Nacional e XII Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais;
  • I Congresso Internacional da Red Pan-Amazônica para la Formación y Enseñanza de la Historia;
  • V Seminário Nacional de Educação Básica PPEB;
  • VI Seminário Nacional de Educação Básica PPEB;
  • IV Reunião Científica da ANPEd Norte;
  • I Seminário Internacional da Linha de Pesquisa em História da Educação.

■  Trabalho Amazônia  

Trabalho Amazônia  (https://www.youtube.com/watch?v=kQKyGUJX6VYé um vídeo-documentário produzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da UFPA, tratando sobre o trabalho tradicional que se realiza na Amazônia Brasileira. Nele, pesquisadores(as) e trabalhadores(as) explicam a dialética dos fazeres e dos saberes desta forma de existência, por vezes invisibilizada, considerando as contradições capital e trabalho.

Dia: 21 de maio.
Hora: 16h30min.
Local: Auditório da Reitoria da UFPA.
Após a apresentação ocorrerá um debate com alguns dos pesquisadores envolvidos com a produção do vídeo.


 

  • Articulação com movimentos sociais: nossa região constitui um território de inúmeras violações de direito, e por conta disso, nosso papel político extrapola os espaços de sala de aula e precisa se constituir como referência no entorno da sociedade na qual nos inserimos.
  1. Projeto de Extensão: A formação das famílias dos privados de liberdade em Belém para a COP 30, à luz do projeto "As dores da alma". Ação que envolve as seguintes instituições: UFPA; SEMEC/Belém; SEDUC/PA; FUNPAPA; OAB.
  2. Assessoria pedagógica da Casa Familiar Rural Doroty Stang, município de Anapu.
  • Ações de interiorização
  1. Participação em semanas de planejamento nas escolas públicas de municípios paraenses, nos municípios de Altamira e Anapu;++
  2. Formação de Secretários Municipais de Educação e Técnicos das Secretarias de Educação, na perspectiva da educação integral em tempo integral; ação desenvolvida com 387 municípios da região Norte e 7 estados da federação;
  3. Formação continuada em municípios paraenses: Tucuruí, Terra Alta, Marapanim e Curuçá;
  4. Extensão: Protagonismo Juvenil na perspectiva da COP 30 na região paraense do Guamá; Municípios paraenses: Igarapé-Açu, Magalhães Barata, Marac+++anã, Castanhal e São Francisco; Universidades: UFPA/UEPA.