O período de inscrições para a realização da prova de Proficiência em Leitura de Língua Estrangeira (PLLE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está aberto. As vagas são destinadas aos candidatos aos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. O PLLE disponibilizou 300 vagas para cada um dos idiomas (inglês e espanhol). As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Fadesp.

Segundo Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja, coordenador do projeto PLLE, a prova é importante para avaliar a habilidade de leitura em língua estrangeira. “O PLLE é um dos exames aceitos para esse fim avaliativo, destinado ao ingresso em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados)”, afirmou Carlos Augusto.

A prova - O Exame é direcionado a todos que desejam obter o certificado de proficiência de leitura em língua estrangeira para se submeter ao processos seletivos de Mestrado e Doutorado. A prova será composta pelas áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar e Interdisciplinar.

A prova, que ocorrerá no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, consiste em um texto em língua inglesa ou língua espanhola, conforme a escolha do candidato, com perguntas em português, com a finalidade de medir a competência de leitura e compreensão de texto. Será permitida a consulta ao dicionário de língua estrangeira impresso e não será permitido o empréstimo entre os candidatos. O PLLE disponibilizou 300 vagas para cada idioma. 

Inscrições - As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas até o dia 26 de novembro na página da Fadesp. O candidato deverá optar por uma das línguas estrangeiras, inglês ou espanhol, no ato da inscrição.  

O pagamento da taxa de inscrição, R$ 60,00, poderá ser feito até o dia 27 de novembro e a prova escrita será realizada no dia 02 de dezembro, com início às 13 horas, no Instituto de Letras e Comunicação do Campus da UFPA. O documento oficial de identificação com foto deverá ser levado no dia da prova, que só poderá ser realizada com caneta de cor preta.

Serviço:
Prova de Proficiência em Leitura de Língua Estrangeira
Inscrição: até o dia 26 de novembro  
aqui.
Prova:02 de dezembro 

Taxa: R$ 60,00

Local: Instituto de Letras e Comunicação da UFPA

 

 

CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES

 

 O PPEB informa aos Professores Doutores/Pesquisadores interessados em compor o corpo docente do Programa, que o processo de credenciamento de novos docentes se fará por meio de chamada pública (edital) a ser divulgado em breve. 

Atenciosamente,

 

Coordenação do programa.