O Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) iniciou suas atividades em junho de 2015 vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), quando teve aprovado o seu curso de Mestrado Acadêmico pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPA, nos termos da Resolução Nº 4.720/2015. 

No ano de 2017, com a criação do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) nos termos da Resolução Nº 765/2017-CONSUN, o PPEB desvinculou-se do ICED/UFPA e torna-se subunidade do NEB.

O curso de Mestrado é pertencente à área da Educação, tem como Área de Concentração a Educação Básica e é formado por duas Linhas de Pesquisa: Currículo da Educação Básica e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica.

O curso de Mestrado é pertencente à área da Educação, tem como Área de Concentração a Educação Básica e é formado por duas Linhas de Pesquisa: Currículo da Educação Básica e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica.

O Programa tem como objetivo formar pesquisadores nos níveis de Mestrado e, futuramente, no Doutorado, visando:

Projetar-se como referência nos estudos e pesquisas cujo foco se assenta nos fenômenos sociais relacionados à Educação Básica, na região amazônica em particular

  • Articular a formação de pesquisadores para o fortalecimento da Educação Básica, em particular no currículo, na gestão e no trabalho pedagógico que incidem na Educação Básica da Amazônia;
  • Qualificar a formação de profissionais para atuar no campo educacional, na docência, na gestão e na pesquisa no nível da Educação Básica;
  • Promover políticas de intercâmbios acadêmicos e institucionais no campo do currículo, da gestão e do trabalho docente na Educação Básica, a fim de solidificar a pesquisa, permutar experiências investigativas e estratégias de produção do conhecimento, e aprimorar a qualificação de pós-graduandos e docentes vinculados aos Programas conveniados;
  • Fortalecer a produção científica por meio da formulação de Projetos de Pesquisa, consolidação dos Grupos de Pesquisa, realização de estudos e promoção de eventos acadêmicos a partir da atuação articulada das Linhas de Pesquisa, cujos resultados serão veiculados sob a forma de dissertações, teses, livros, capítulos de livros, artigos em periódicos qualificados e trabalhos apresentados em anais de eventos.

Atualmente são 22 professores permanentes no Programa, com projetos de pesquisa ligados à Área de Concentração do curso. As pesquisas coordenadas pelos docentes orientadores são financiadas por órgãos de fomento como CNPq, CAPES e UFPA.

Além dos recursos captados pelos projetos de pesquisas, o PPEB recebe da CAPES, do CNPq, da Fapespa e cotas de bolsas de Mestrado às quais os alunos podem candidatar-se. No entanto, o atendimento à solicitação está condicionado à disponibilidade de bolsas.

Perfil do pesquisador a ser formado:

  • O Pesquisador da Educação Básica;
  • O Professor do Ensino Superior-Pesquisador;
  •  O Profissional da Educação Básica-Pesquisador