Mestrado

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Atelier de Pesquisa I: o projeto de pesquisa (2 créditos, 30 horas)

Ementa: O projeto de pesquisa e seus componentes constitutivos. (Re)elaboração do projeto de pesquisa em enfoque do/da: tema, objeto de investigação, justificativa, problematização, objetos de metodologia. Socialização e análise dos projetos (re)elaborados.  

 

Atelier de Pesquisa II:  metodologia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Articulação entre o referencial teórico e os procedimentos metodológicos. Elaboração dos instrumentos e coleta de dados. Produção/coleta de dados. Sistematização inicial dos dados. Revisão bibliográfica. Produção do texto referente ao movimento metodológico. Organização do texto para exame de qualificação. 

 

Atelier de Pesquisa III: tratamento e análise dos dados (2créditos, 30 horas)

Ementa: Tratamento: Organização e categorização dos dados. Análises e interpretações parciais dos dados. Sistematização das análises em formato de texto dissertativo. Apresentação das sistematizações para apreciação.  

 

Escola Básica Brasileira (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Educação Básica: conceito, legislação e políticas. A organização da Educação Básica no Brasil. A Educação Básica como direito. Currículo da Educação Básica Brasileira. A escola como espaço de produção de identidades. Problemas e dilemas da escola básica no Brasil. As avaliações da escola básica brasileira.

 

Tópicos Específicos da Educação Básica: história e escola básica (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Esta disciplina destina-se a abordagem de temas em destaque nas análises da problemática da Educação Básica na contemporaneidade, refletindo desde campos teóricos da política e legislação educacional, da história da educação básica, das perspectivas pedagógicas e didáticas e ainda do campo do currículo, do ensino e da avaliação. As perspectivas de análise e as principais influências na conformação da Educação Básica brasileira. Em cada uma das linhas do Programa, a cada semestre, terá sua definição teórico-metodológica de trabalho.

 

Vivência no Grupo de Pesquisa (2créditos, 30 horas)

Ementa: Compreenderá na inserção do pós-graduando no grupo de pesquisa do qual seu orientador coordena ou faz parte, integrando as atividades de pesquisa, ensino ou extensão desenvolvidas pelo grupo.

  

2. Disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa

 

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

 

Escola e Currículo (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Promove a discussão sobre as determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Analisa as perspectivas construtivistas, pós-construtivista e sociointeracionista e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. Analisa pressupostos sociofilosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação, níveis de ensino e escolas; debate as políticas curriculares e suas implicações nos currículos escolares; problematiza o currículo no cotidiano da escola pública.

 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho na Escola

 

Teorias e Práticas de Gestão e de Organização do Trabalho na Escola (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A sociologia da Educação e a organização educativa; Abordagem sociológica dos modelos organizacionais de escola pública; Perspectivas tayloristas e neo-tayloristas na administração da educação e da escola; Administração, poder e ideologia nas práticas de gestão escolar; A racionalidade burocrática na escola em análise. Descentralização, Autonomia e Democracia na Gestão Escolar; Gestão Escolar, condições de trabalho e a qualidade da educação e do ensino.

 

3. Disciplinas eletivas

 

Métodos Qualitativos: população, amostra e generalização nas pesquisas qualitativas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Crítica à positividade da ciência moderna. Paradigma e mudança de paradigma científico. Especificidades do delineamento da pesquisa qualitativa. População, amostra e generalização nas pesquisas qualitativas. Pesquisa qualitativa de campo: o olhar, ouvir e o escrever.

 

Tópicos Específicos da Educação Básica: escolarização de pessoas em situação de deficiência (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Problematiza o acesso ao conhecimento e aos ambientes sociais e escolares de alunos em situação de deficiência, síndromes e altas habilidades, diante da responsabilidade de se garantir o direito à educação, como prescrição constitucional, no ensino básico e superior. Debate a produção social da normalidade e da anormalidade. Analisa a constituição da educação inclusiva e as propostas de escolarização das pessoas em situação de deficiência, em diferentes momentos históricos.

 

Tópicos Específicos da Educação Básica: políticas e práticas do ensino médio e da educação profissional (4 créditos, 60 horas)

Ementa: a função social do ensino médio e da educação profissional. As principais ideias em disputa no ensino médio e na educação profissional. Políticas de ensino médio e de educação profissional no Brasil. Teoria e prática do fazer pedagógico no ensino médio e na educação profissional. Ensino integrado e práticas interdisciplinares na escola. Planejamento, avaliação e práticas de ensino para o ensino médio e profissional.

Tópicos Específicos da Educação Básica Financiamento e Controle Social dos Gastos Públicos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Aspectos históricos-conceituais e políticos do financiamento da educação básica no Brasil. O financiamento da educação brasileira na legislação: a vinculação Constitucional, a política de fundos. A política de descentralização financeira para a Escola. O financiamento da educação e a relação público-privado. orçamento público, processo de prestação de contas e Controle social dos gastos públicos na educação básica. A Educação básica de qualidade, padrões mínimos e o custo-aluno-qualidade inicial (CAOi).