Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

 

  • DINELLE REJANE DA SILVA LISBOA

"A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2010-2020)"

  • GRACIETE PANTOJA ANTUNES

"VIVÊNCIAS DOS JOVENS MILITANTES LGBTQIA+ EM FACE ÀS MANIFESTAÇÕES HOMOFÓBICAS PRESENTES NO CONVÍVIO SOCIAL E ESCOLAR EM IGARAPÉ-MIRI, PARÁ" 

  • JORGE ANTONIO LIMA DE JESUS

"A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL."

  • LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO

"EDUCANDOS CEGOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BELÉM/PA E SUAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA."

  • LUANA CARNEIRO BEZERRA

"EXPERIMENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS EM PESQUISAS CURRICULARES"

  • LUIZ CARLOS REIS FERREIRA JUNIOR

"REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS."

  • MARA NUBIA DE SOUSA MAUES

"A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO CURRICULAR PARA O ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO PARÁ."

  • MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA 

"A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) E A EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/IFPA."

  • ROMARIO DA ROCHA SOUSA

"CURRÍCULO E DIFERENÇA NA ESCOLA BÁSICA: narrativas de docentes não-heterossexuais"

  • STEFANI FRANCA BARBOSA

"O CONHECIMENTO PRODUZIDO POR MEIO DE DISSERTAÇÕES E TESES A PARTIR DE 2002 SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL."

  • THAIS PIMENTA PIMENTEL

"HISTÓRIAS DE PROFESSORAS NEGRAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ, NO PERÍODO DE 2004 A 2014."

  • YASMIM REJANE MARTINS DE OLIVEIRA

"A FILOSOFIA SEXISTA: A (não) presença das filosofias no currículo do ensino médio." 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico Na Escola Básica

 

  • ELOAR TEIXEIRA DE BRITO

O CONTEÚDO DO DISCURSO DE PROTAGONISMO JUVENIL NOS DOCUMENTOS QUE REGULAM O “NOVO” ENSINO MÉDIO.

  • FREDERICO DOS REMÉDIOS CORREA

"A ATUAÇÃO DO CACS/FUNDEB NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA: LIMITES, AVANÇOS E DESAFIOS NA FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2014 a 2017."

  • LEILA DE CASSIA ARAUJO PEREIRA

"A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA PROF. ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E A GARANTIA DO DIREITO EDUCACIONAL NO SITEMA SOCIOEDUCATIVO PARAENSE"

  • MARIA DO SOCORRO SILVA DA SILVA

"A GESTÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM ABAETETUBA/PA"

  • PATRICIA SOBRINHO REIS

"ITINERÁRIOS FORMATIVOS E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO:uma análise das bases teóricas decorrentes da LEI 13.415/2017 em correlação com as DCNEM/2018 e Portaria MEC nº 1.432/2018."

  • RAQUEL ALMEIDA DA SILVA 

"O SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SISPAE) E OS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: o caso da escola guamaense, avanços e desafios."

  • RAYANE SUZANE ALMEIDA

"A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA REFERÊNCIA ROBERTO CARLOS NUNES BARROSO E A GARANTIA DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO DE LIBERDADE NO PARÁ."

  • REGIANE FERREIRA GONCALVES

"REFLEXÕES SOBRE OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO ESCOLAR EM IGARAPÉ - MIRI NA DÉCADA DE 1950"

  • VERENA CRISTINA MONTEIRO MORAES

"OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2016: um contexto de formação sociopolítica das juventudes paraenses."

  • VIVIANE BEZERRA DOURADO

"DIRETRIZES DISCIPLINARES PARA UM SACERDOTE DO ENSINO: A DISCIPLINARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS REGULAMENTOS DE ENSINO DO PARÁ REPUBLICANO (1890-1896)"

 

                                                                                                                                                                                                                         

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

  • ANGELA COSTA DE SOUSA

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: análise das ações da rede municipal de ensino de Belém para a garantia de mecanismos de acessibilidade curricular aos alunos com deficiência

  • CARLOS AFONSO FERREIRA DOS SANTOS

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: percepções de docentes da Escola de Aplicação da UFPA

  • ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA

O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE O TEMA CIDADE EDUCADORA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA E CURRICULAR EM DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS NO PERÍODO DE 2005 A 2019

  • GEORGETE PANTOJA MOURA

A PARTICIPAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BREVES-PA NA REDE DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PERÍODO DE 2011 A 2018.

  • JOÃO ROBERTO LOPES DA SILVA  

UM ESTUDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM-PA

 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico Na Escola Básica

  • EDILBERTO GUIMARÃES RODRIGUES

A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TUCURUÍ: uma análise da implementação da meta 3 do Plano Municipal de Educação

  • ELISANGELA CASTRO REDIG PINTO

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLA BÁSICA NA AMAZÔNIA PARAENSE: a questão da participação e o lugar da educação ambiental na realidade da Escola Bosque do Outeiro, Belém, Pará

  • ELSIVAN MACHADO BARBOSA DA SILVA LIMA

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO JOVEM DE FUTURO EM MARABÁ/PA (2012- 2014) NO CONTEXTO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GIRASSOL: Entre a lógica de mercado e a perspectiva de formação ampla

  • FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA

SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SisPAE): a Re/Organização do Trabalho Pedagógico diante dos Indicadores de Desempenho Escolar

  • INGRID CAROLINE VITAL DE SOUZA CRAVO

O DIREITO À EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: os desafios da gestão da educação básica nas unidades socioeducativas no Pará.

  • JOÃO LUCIO MAZZINI DA COSTA

O HIGIENISMO NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE ENTRE 1890 E 1900

  • MARCONDE ÁVILA BANDEIRA

O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM ALTAMIRA – PARÁ (2008 – 2019)

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONDIÇÕES DE EFETIVIDADE ESCOLAR DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE TUCURUÍ-PA: 2008 A 2017

  • REGINALDO CÉLIO ALMEIDA DE OLIVEIRA

EDUCAÇÃO E SAÚDE: A GESTÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) NO MUNICIPIO DE TUCURUÍ –PA E A MELHORIA DA SAÚDE E APRENDIZAGEM NA ESCOLA BÁSICA

  • ROSA DO SOCORRO GOMES VALE

A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA REDE ESTADUAL PARAENSE (2014-2019)

  • SUELLEM MARTINS PANTOJA

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO MUNICIPAL NO GOVERNO DE ANTÔNIO LEMOS 1898-1908

  • SANDY CAROLINE SEABRA COELHO SANTOS

ENTRE PERMANÊNCIA E ABANDONO NO ENSINO MÉDIO: um estudo com os jovens da escola pública de Belém/PA 

  • TATIANE LIMA SANTOS

ANÁLISE DO ASPECTO IDEOLÓGICO DO DISCURSO LEGITIMADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AMBIENTAIS DA GESTÃO MUNICIPAL DE BELÉM (1993 A 1996)

 

                                                                                                                                                                                                                         

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

  • ANA CLÁUDIA DA SILVA MAGALHÃES

“PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o currículo por linguagens em movimento”

  • ANTONIA SUELY OLIVEIRA DA PAZ

“AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BERÇÁRIO DA EMEI COTIJUBA”

  • CLEITON PONCIANO SANTOS MAUÉS

“A HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE ABAETÉ (1903-1923): Entre as Contradições na Arquitetura e na Organização Pedagógica”

  • DIANA HELENA ALVES MUNIZ

“HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE REEDUCAÇÃO FEMININO- CRF (2006-2016)”

  • EDNALVA AMBROSIO DA SILVA

“SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

  • ELIENE SANTOS DE FARIA COSTA

“DOCÊNCIA COM BEBÊS? AUTOBIOGRAFIA DOCENTE ENTRE CURRÍCULO E OUTRAS TRAMAS”

  • ILDENÊ FREITAS DA SILVA MOTA

“CURRÍCULO PRESCRITO PARA O COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise das três versões da Base Nacional Comum Curricular”

  • LYANNY ARAÚJO FRANCÊS

“EXPERIÊNCIAS DE UMA CRIANÇA COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: sentidos atribuídos à escola”

  • MARIA MÔNICA FERREIRA MENDES

“A PRÁTICA CURRICULAR DE UMA PROFESSORA DE APOIO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE BREVES-PA: PERSPECTIVAS DA INTER-RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO COMUM”

  • MARIA VÂNIA QUIRINO DOS SANTOS

“USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA”

  • MICHELLE RODRIGUES GOMES

“O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVIDO PELO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INCLUSÃO EDUCACIONAL GABRIEL LIMA MENDES, BELÉM - PARÁ”

  • NAYARA CHAVES DE LIMA

“AÇÕES COLABORATIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL PAULO MARANHÃO”

  • NELMA LIMA E SILVA CAMPOS

“A IMPLEMENTAÇÃO DA META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014, NO MUNICÍPIO DE MARITUBA – PA”

  • POLLYANNA CRISTINA LIMA VEIGA

“APONTAMENTOS DA DISPUTA ENTRE A CONFESSIONALIDADE E A LAICIDADE NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO: Uma análise a partir da confessionalidade admitida pelo Supremo Tribunal Federal”

  • RADANES AURÉLIO LIMA VALE

“A TEMÁTICA INDÍGENA À LUZ DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: lei n° 11.645/2008, currículo e formação docente”

  • RAIMUNDO NONATO LEITE DE OLIVEIRA

“GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO EM ESPAÇO INSULAR NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE VIVENCIADA EM UMA ESCOLA NA ILHA MOSQUEIRO, BELÉM, PARÁ”

  • RENAN CABRAL GOMES E SILVA

“CARTOGRAFANDO (IN)VISIBILIDADES SURDAS NA ESCOLA BÁSICA”

  • ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA

“AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA: estudo sobre os relatórios do NAEE/ SEDUC-PA para o encaminhamento de educandos ao AEE”

  • ROSEANE DE NAZARÉ LUZ GUIMARÃES

“AS DISPUTAS EM TORNO DA DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC”

  • SILVANE DOS PASSOS BARBOSA DOS SANTOS ARAÚJO

“DISPUTAS EM TORNO DO CURRÍCULO: O PROCESSO DE EXCLUSÃO DOS TERMOS “IDENTIDADE DE GÊNERO” E “ORIENTAÇÃO SEXUAL” DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL”

  • SINARA BERNARDO DIAS

“O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES”

  • SMILE DE SOUZA GOLOBOVANTE

“PROFESSORA MARIA ANNUNCIADA RAMOS CHAVES: contribuições para a História do Brasil e ao ensino de História no contexto do nacional-desenvolvimentismo”

  • THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCÊS

“A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE CICLO DE ESTUDO E REFLEXÃO EM UMA ESCOLA DE BELÉM - PA”

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

  • ALICE RAQUEL MAIA NEGRÃO

“A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO ESTADO DO PARÁ”

  • CLEDINEI OLIVEIRA DA SILVA

“POLÍTICA PÚBLICA DE NUCLEAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO: o caso da escola Nossa Senhora Aparecida no município de Tomé-açu/PA”

  • ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA

“A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL: A experiência do município de Moju no estado do Pará”

  • ELIENE BRITO PASSOS

“OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO”

  • KELINE DO SOCORRO RODRIGUES DE SOUZA ARAUJO

“A ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR COM O PROJETO JOVEM DE FUTURO DO INSTITUTO UNIBANCO COMO EXPRESSÃO DO PROJETO LIBERAL DE EDUCAÇÃO”

  • KEZYA HELGA DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA

“PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA-PA: o trabalho do Conselho Municipal De Educação na efetivação da meta 19”

  • MARTA MACÊDO MATOS DE ARAÚJO

“O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUCURUÍ: O VERSO E O REVERSO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA”

  • NILZETE DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA

“EDUCAÇÃO E TRABALHO: um estudo das implicações do PRONATEC nas experiências de trabalho de ribeirinhos do município de Abaetetuba – Pará”

  • OSVALDO LUÍS MARTINS DE CASTRO

“INTEGRAÇÃO/NÃO INTEGRAÇÃO: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM RELAÇÃO COM OS MUNDOS DO TRABALHO E OS SABERES EXPERIENCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO CIEBT/CAMETÁ”

  • ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA

“EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: caminhos trilhados na Escola Bosque na ilha de Caratateua (PA)”